Faleceu nesta quarta-feira (09/05), aos 84 anos, o mestre das tesouras - o cabeleireiro inglês Vidal Sassoon. Ele foi o grande criador dos cortes geométricos nos anos 60 e pelo famoso look da atriz Mia Farrow no filme O Bebê de Rosemary, Sassoon foi o pioneiro ao colocar seu nome na rede de salões e ao criar linha própria de produtos para cabelos com seu nome.
A revista Vogue conseguiu definir bem a importância de Vidal Sassoon, escrevendo a frase: "Se você usa o cabelo que usa, é por causa dele."
Sassoon era londrino, estreando aos 14 anos em seu primeiro emprego do ramo, cuja profissão foi interrompida pela II Guerra Mundial e por sua participação na Guerra da Independência de Israel, sendo retomada a profissão em 1948 com seu retorno a Londres, onde ele iniciou seu império da beleza com a abertura de seu primeiro salão em 1954, aos 26 anos.
Seu trabalho começou a repercutir ao criar os cortes de cabelo apelidos de "bob", com linhas geométricas e precisas, sendo a nuca com fios mais curtos que as laterais. Tudo isso pensando em realçar os traços e a beleza dos rostos femininos, alcançando o reconhecimento e fama, pois ele libertou as mulheres daqueles penteados pesados dos anos 50.
Em 1967 ele foi o criador responsável pelo famoso corte de cabelo pixie da atriz Mia Farrow, para o filme O Bebê de Rosemary, corte o qual a atriz usou por muito tempo após as filmagens.
No decorrer, Sassoon lançou sua rede de salões ao redor do mundo, possuindo unidades de sua rede pelos seguintes países: Áustria, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, Suiça e Reino Unido.
Nos anos 80 Sassoon mudou-se para os Estados Unidos e, atualmente, morava na cidade de Los Angeles, onde veio a falecer. No ano de 2009 Vidal recebeu uma homenagem da Rainha Elizabeth II, de quem recebeu a medalha de Comandante do Império Britânico por sua contribuição à indústria cosmética inglesa.
Desde 2009 Sassoon encontrava-se em um estado de saúde frágil em decorrência de uma leucemia. Vidal foi casado por 4 vezes e teve 4 filhos. A morte tem causa não especificada.
Mas, com certeza, Sasson sempre estará vivo em sua arte, arte a qual é espalhada pelos quatro cantos do mundo, seguida por milhares de cabeleireiros e presente na cabeça de diversas pessoas mundo a fora.
Obrigado Vidal Sassoon, pelo legado que você deixou para nós cabeleireiros do mundo.
By Otilia e Rossana.
Fonte:
Site Revista Vogue
Google - Busca imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário