Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Otilia - Trabalho a mais de 20 anos na área de beleza. Já trabalhei em salão de beleza, fiz produções de beleza para fotos publicitárias, filmes, comerciais. Rossana - Trabalho com make up desde 13 anos, hoje em dia tenho meu foco na minha formação que é marketing juntando meu conhecimento com a técnica profissional de maquiagem de minha mãe.

7 de maio de 2012

Como Surgiu o Dia das Mães

    Você sabe como surgiu o Dia das Mães?
    Nós fomos atrás de informações sobre essa data que será comemorada dia 13 deste mês para entendermos onde tudo começou.

1. Homenagem à deusa-mãe

   Na Grécia antiga, as pessoas celebravam o início da primavera homenageando a deusa Reia, mãe de todos os deuses do Olimpo. Os egípcios e os romanos também comemoravam a mesma data. A festa incluía, entre outros rituais, comer bolo de mel e presentear as pessoas com flores logo pela manhã.

Deusa Reia



2. Apenas um feriado católico

   No Século XVII, os ingleses definiram o mothering day, ou algo como "dia da maternidade". A ideia era incentivar a volta dos fiéis para a igreja onde foram batizados (chamada de "Igreja Mãe"). Mas, pouco tempo depois, a igreja católica ampliou o conceito para homenagear as mães de carne e osso.


3. O começo do Dia das Mães moderno

   Quem deu à data a cara que ela tem hoje foi a americana Anna Maria Jarvis. Ela perdeu a mãe em 1905 e entrou em depressão. Para animá-la, suas amigas decidiram fazer uma reunião que celebrasse a memória da mãe dela. Anna gostou tanto da ideia que começou uma campanha para que a data homenageasse todas as mães americanas.

Anna Maria Jarvis

4. Quando virou uma festa oficial

   Muito esforço depois, o governador do estado de Anna, West Virgínia, incorporou a celebração ao calendário oficial, em 26 de abril de 1910. Quatro anos depois, o então presidente Thomas Wilson fez a data valer em todo país e determinou que ela seria comemorada sempre no segundo domingo de maio.

5. Por que as mães ganham flores

   Por anos, Anna enviava cravos brancos na data para serem distribuídos nas igrejas. Para ela, a cor da flor simbolizava pureza, fidelidade e amor. Antes eles eram distribuídos de graça, mas depois passaram a ser vendidos.

6. Se arrependimento matasse

   A data virou um evento comercial e Anna, que só queria incentivar a união familiar, gastou toda a herança da família fazendo uma campanha para cancelar o feriado. não deu certo e ela acabou morrendo na pobreza.

7. A comemoração da data no Brasil

   No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi realizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre - ACM, no dia 12 de maio de 1918. Mas, a data só se tornou oficial em 1932, com a decisão do então presidente, Getúlio Vargas.

8. Alegria dos comerciantes

   Apesar da luta de Anna, o Dia das Mães se tornou um imenso sucesso comercial. Hoje, é a segunda melhor data do ano para as vendas, ficando somente atrás do Natal. As chamadas de longa distância, restaurantes e correios também bombam!

   A seguir algumas imagens de mamães famosas e seus pimpolhos...

Alessandra Ambrósio e sua linda Anja.

Angelina Jolie acompanhada de sua imensa família.

Gisele Bündchen e seu fofo Ben.

Katie Holmes e linda Surie.

Madonna hiper moderna com vestido de renda, crucifixo no colar com sua filha super antenada na moda, vestindo um estilo mais Rock.

Regina Duarte com sua filha Gabriela e sua neta.


Victoria Beckham na companhia de seus 3 filhos homens.

Victoria Beckham com sua fofa, linda e estilosa Harper.

Xuxa com sua mãe D. Alda e sua filha Sasha.


   Bom...ainda tem bastante tempo para comprarmos o presente ou escrevermos algo de coração para essa pessoa tão especial que chamamos de MÃE!
   Espero que gostem.


Beijinhos, Saúde e Beleza,
By Otilia e Rossana.



Fonte do texto:
Revista Capricho
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SP
mothersdaycentral.com

Fonte das imagens:
Site de pesquisa Google - Imagens
Revista Contigo
Site da Xuxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário